quinta-feira, 22 de março de 2007

MANIFESTO DA PDIA

Manifesto da
Plataforma de Discussão e Intervenção Ambiental (PDIA)
Por uma sociedade sustentável



1. A PDIA tem como objectivo primordial promover a discussão de temas na área do ambiente, e da forma como estes se relacionam com a nossa vida diária. Pretendemos analisar e discutir as repercussões dos problemas ambientais a nível económico, social, político, cultural e civilizacional.

2. A discussão destes temas deverá ser fundamentada em conhecimentos científicos de todas as áreas que com estes se possam relacionar.

3. Pretende-se que as discussões sejam enriquecidas pela participação de especialistas de todas as áreas do conhecimento que se considerem relevantes para o tema em debate.

4. A PDIA é formada tendo em vista a criação de uma cultura de discussão abrangente de temas ambientais, de modo a aumentar o conhecimento global sobre estas matérias e a contribuir de forma eficaz para a sensibilização de todos os cidadãos.

5. A PDIA solicitará a todos os seus associados que participem nas discussões de uma forma intelectualmente honesta, procurando debater factos reais e comprovados, tentando não se basear em ideias pré-concebidas ou convicções pessoais.

6.Em determinadas alturas a PDIA poderá assumir posições de intervenção, desde que solidamente fundamentadas na discussão aprofundada de todos os aspectos relevantes.

7. A PDIA não poderá, em caso algum, assumir uma posição sobre uma questão que não tenha sido amplamente discutida no seu seio, nem utilizar essa tomada de posição para aligeirar o rigor intelectual que deve estar presente no confronto de posições antagónicas.

8. A PDIA está aberta a colaborar com todas as organizações cívicas, empresariais, académicas, ONGs, ONGAs e partidos políticos, que manifestem de forma consistente interesse pela área ambiental. Estas colaborações não deverão em caso algum colocar em causa a integridade ou a identidade da PDIA.


Sem comentários: