
Desenvolvimento económico e social ou desastre ambiental?
"O fabricante Tata Motors apresentou hoje, no salão automóvel de Nova Deli, na Índia, o carro mais barato do mundo, perante centenas de jornalistas e convidados que há muito aguardavam pelo segredo mais bem guardado dos últimos tempos.
O novo “carro do povo” chama-se “Nano” e, à semelhança do que aconteceu com o “carocha”, da Volkswagen, promete uma verdadeira revolução no mundo automóvel. O preço de comercialização, uns meros 1.700 euros na versão mais básica do modelo, torna o novo veículo acessível aos milhões de indianos que se deslocam em motociclos. (...)" in Público.
"(...) Esta evolução ilustra bem a pressão ambiental exercida já agora sobre as matérias-primas e os combustíveis pelas procuras conjugadas destas duas potências asiáticas. Bem como o agravamento dos custos ambientais desta cavalgada imparável, pressionada pelo acesso de centenas de milhões de pessoas ao estatuto cosmopolita da classe média, sem que, entretanto, se tenham tomado as medidas necessárias para evitar as piores práticas poluidoras do estilo de vida e de produção ocidentais. A multiplicação de veículos privados, acessíveis a cada vez maior número de famílias, só agrava um fenómeno, até agora incontrolado." in DN.


1 comentário:
O que vale é que o petróleo não vai chegar para abastecer estas máquinas.
O carro custa 1700 euros, o custo do abastecimento anual daqui a pouco tempo não andará longe disso.
Enviar um comentário