Agora que se anuncia uma edição em DVD deste polémico documentário, um grupo de cientistas britânicos apresentou queixa à autoridade que regula a comunicação, a OFCOM, pela falta de rigor do documentário. Em climate of denial lançam também uma carta aberta ao realizador, Martin Durkin. Mas em "Misrepresentations of scientific evidence" julgo que fica definitivamente resolvida a questão da credibilidade do documentário no aspecto da abordagem científica, para não falar das outras. Por exemplo, é curioso que o documentário retrata os ambientalistas como conspiradores mal intencionados, nomeadamente porque não querem o desenvolvimento dos países pobres. Até parece piada de mau gosto. Mas é também curioso que a petrolífera. ExxonMobil parece ter na sua lista de pagamentos, organizações de diverso cariz que negam as Alterações Climáticas, ou a sua origem antropogénica, e das quais fazem parte pelo menos dois dos entrevistados pelo programa.
Ainda sobre a desinformação em matéria de alterações climáticas promovida pela ExxonMobil, ler carta enviada à empresa pela Academia das Ciências do Reino Unido ("The Royal Society"). Confrontada com esta carta, eis a resposta da petrolífera. Pelos vistos, o IPCC também congrega cientistas pagos por petrolíferas. Mas a ExxonMobil parece reincidir.
Ainda sobre a desinformação em matéria de alterações climáticas promovida pela ExxonMobil, ler carta enviada à empresa pela Academia das Ciências do Reino Unido ("The Royal Society"). Confrontada com esta carta, eis a resposta da petrolífera. Pelos vistos, o IPCC também congrega cientistas pagos por petrolíferas. Mas a ExxonMobil parece reincidir.


Sem comentários:
Enviar um comentário