quarta-feira, 25 de abril de 2007

Jorge Buescu considera documentário do Channel IV de "muito sério"

"6) Cordialmente convido todos os meus leitores a verem um documentário muito sério produzido pela BBC este ano: "The great global warming swindle". Existe no youtube. Tem enorme qualidade, e espero que alguma das nossas TVs o transmita." Jorge Buescu na caixa de comentários ao "post" Uma tacada forte em mentiras convenientes no "De Rerum Natura".
Na realidade não se trata de um documentário da BBC, mas do Channel Four!
Eis aqui a notícia em que um dos cientistas mais conceituados entrevistados no referido documentário diz terem sido manipuladas as suas afirmações.
Aqui algumas referências aos curricula de alguns dos participantes.
Aqui a reacção da The Royal Society.
Outra referência na imprensa britânica, "The Guardian", sobre a credibilidade do "The great global warming swindle".
A análise dos argumentos apresentados.



3 comentários:

José M. Sousa disse...

Parece-me rídiculo insinuar que há uma espécie de conspiração por parte dos que pretendem demonstrar a origem antropogénica do aquecimento global, quando as principais forças políticas e económicas das principais potências (nomeadamente os EUA) sempre mobilizaram muito mais recursos para tentar demonstrar o contrário. Ou seja, a existiram cientistas credíveis a provar o contrário, certamente não haveria falta de apoio político e financeiro para lhes dar a devida publicidade e participação num órgão intergovernamental onde as decisões são tomadas por consenso!

José M. Sousa disse...

orgão intergovernamental : referia-me ao IPCC

PedroMSousa disse...

Bolas! Afinal o JB perdeu(?) mesmo a cabeça! Até eu, que não escrevo livros sobre ciência, a primeira coisa que fiz foi procurar reacções dos "especialistas" ao documentário e não cair na asneira de acreditar em tudo o que passa na TV...