Acabei de ler na TSF online que está em curso uma petição online em que se pede para alterar o limite de velocidade na cidade para 80Km/h.
O mais grave é que o António Costa mostrou abertura para isso.
Seria boa ideia fazer uma petição em que se defenda a manutenção dos 50Km/h como limite máximo na cidade, e criação de zonas em que a velocidade máxima de circulação são 30Km/h (as zonas 30).
Lisboa não é uma autoestrada é uma cidade.
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


5 comentários:
Depois de ter teclado com o José Silva sobre isto, fui procurar o texto da petição (http://www.petitiononline.com/dotecome/petition.html)
Em rigor, não se exige que o limite de velocidade na cidade passe de 50 para 80 km/h. O que eles reclamam é que nas vias equiparadas a vias rápidas, em alguns casos, com três ou quatro faixas esse limite seja alterado (o que até pode ser razoável em alguns casos);
Estou de acordo que em muitas zonas deveriam ser colocados radares ou outro qualquer meio dissuasor que fizesse cumprir limites de 30km/h porque a situação actual é de pura selvajeria com perigo evidente para os peões
Tive exactamente a mesma ideia (criar uma contra-petição) quando ouvi a notícia!
Tratam disso?
p.s. achei um piadão o destaque dado a uma petição online com 3 mil assinaturas!.. 3 mil?? por uma petição online?! Deve haver milhões de petições com mais de 3 mil.. aliás, já li noutro sítio (mais um destaque da imprensa) que tinha assinaturas como super-homem e rato-mickey...
Tenciono fazê-lo Miguel.
Quero apenas preparar um texto consistente em que se propõe a introdução de lombas e passadeiras ao nível do passeio nas supostas vias rápidas.
José em rigor defender o aumento do limite de velocidade em algumas ruas ou avenidas da cidade é defender o aumento do limite de velocidade na cidade.
Uma via rápida é (ou devia ser) uma via protegida por vedações, em que não podem entrar peões nem ciclistas. As vias em que se encontram os radares não são nem podem ser vias-rápidas têm semáforos onde os peões atravessam (sendo que muitas vezes o fazem fora de tempo e fora do sítio), e em nenhuma delas a circulação de bicicletas é proibida. Dar o direito de os carros atravessarem a cidade a alta-velocidade é retirar o direito às pessoas (e sobretudo às crianças) de andarem na cidade em segurança. Se isto acontecer mudo-me para Bagdad.
Concordo com o José Silva. O aumento do limite de velocidade de 50 para 80km/h só deve ser feito em casos excepcionais e muito bem escolhidos.
Pode enervar os aceleras circular em vias de 4 faixas a 50km/h, mas com uma boa repressão, e sobretudo com lombas (bastante altas e resistentes), a coisa irá ao lugar. Basta notar que o que mais enerva esse pessoal é precisamente a possibilidade de "estragar o carrinho" (veja-se por exemplo como desaceleram nas lombas fraquinhas que existem na Av. Ceuta).
Acho que forçar uma condução a 50km/h em vias que aparentemente comportariam velocidades muito maiores promove, adicionalmente, uma virtude que muito falta na nossa cultura, e que é bem necessária para a prosecussão de objectivos consistentes na vida: a paciência.
para mais sobre esta discussão pública, numa cidadania exemplar, vide o caso recente em Hamburgo, em que um movimento cívico conseguiu BAIXAR o limite de velocidade dentro da cidade, depois de um acidente com uma criança. (tentei encontrar a notícia on-line para acrescentar aqui o link...)
mudo-me para bagdad contigo se isto fôr avante...
Enviar um comentário