O barril de petróleo atingiu a bela marca de 125 dólares em Nova Iorque. De facto a barreira dos cem dólares já foi ultrapassada há alguns meses.
Mas dado que nestes últimos meses o dólar teve uma desvalorização bastante acentuada, a leitura do preço do petróleo não pode ser feita directamente. Como a cotação do euro face ao dólar oscilou durante muito tempo entre 1.20 e 1.30, vou tomar como referência
o valor 1.25, considerando ser este o valor de 1 dólar. Assim dado que a cotação do euro face ao dólar é hoje de 1.54, o preço do petróleo atingiu neste dia o valor de 1.25/1.54×125=101.5 dólares absolutos. Agora sim podemos comemorar!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


2 comentários:
Não sei se há razão para comemorar... energia cara significa inflação, com consequências dramáticas para muita gente -- a começar pela crise dos preços dos alimentos. A única coisa boa que poderia resultar é o acentuar um sentido de urgência para a mudança de fontes energéticas; mas o aumento do preço do petróleo viabiliza a sua exploração de reservas "mais caras" e portanto acabamos por transferir mais rapidamente CO2 para a atmosfera. É uma "lose-lose situation"...
A aposta nos biocombustíveis é pelo menos tão responsável pela crise dos preços dos alimentos como o aumento do preço do petróleo.
O nosso modelo de sociedade é insustentável, pois basea-se na queima de recursos esgotáveis, e é gerador de problemas ambientais de dimensão imprevisível. É uma pena que perante isto os nossos governos optem pela fuga para frente, tentando por todos os meios manter o business as usual. A aposta nos biocombustíveis, bem como a exploração das reservas de petróleo em que se gasta cerca de 1/2 litro de petróleo para tirar um 1 litro são sintomáticas desta estratégia autista que procura fingir que no futuro podemos viver do mesmo modo que hoje.
Acredito que o aumento do preço do petróleo possa ajude a mudar consciências.
Enviar um comentário