Com a ajuda da projecção em tempo real do resumo dos tópicos já abordados nas reuniões anteriores, esta reunião teve como enfoque a sistematização do futuro ciclo de debates pdia e a distribuição de alguns grupos de trabalho efectivo com a expectativa que os encontros pdia se pragmatizem e concretizem mais e melhor.
A importância de estruturar melhor e mais detalhadamente as acções da pdia, nomeadamente o ciclo de debates, liga-se também a uma maior definição e esclarecimento de intenções para se poderem obter financiamentos futuros. Voltou ainda a discutir-se (e a adiar-se esta discussão) a questão da legalização ou formalização da pdia como e em que moldes.
ciclo de debates pdia:
discussões públicas para gerar maior massa crítica sobre as questões ambientais
& para a plataforma
Tendo esta “definição” em conta, vários tópicos foram analisados numa tentativa de esclarecer objectivos e conteúdos:
a) Economia Verde: as empresas e as “iniciativas verdes”
b) Legislação existente/inexistente vs. sua implementação
c) A responsabilidade do cidadão-consumidor
d) Papel do estado vs. papel do cidadão (moral vs. ética)
e) Comércio Justo
De todos estes assuntos surgiu mais um tópico que promete voltar a ser abordado:
Qual a possibilidade de se ser responsável enquanto consumidor?
Alinhavaram-se os 4 primeiros debates pdia e distribuíram-se algumas tarefas de investigação pelos participantes da reunião.
[mais pormenores nos apontamentos do Tiago]
Outras acções propostas durante a reunião:
Banda desenhada para ser distribuída nos supermercados e centros de comércio acerca dos comportamentos informados e responsáveis pela parte dos consumidores [Joana, Nuno e Catarina]
agenda pdia para a próxima reunião:
a próxima reunião ficou provisoriamente marcada para quinta feira, 25 de Outubro, às 19h00
[proponho a discussão dos seguintes tópicos:
1) Debates pdia, calendarização e distribuição de tarefas; financiamentos possíveis.
2) Novas propostas de acção.
3) Distribuição dos folhetos pdia “vota na bicicleta” para poder ser divulgada a pdia na acção da massa crítica do dia 26, dia seguinte à reunião.
(Cada equipa de trabalho deve reunir
e trazer resultados em proposta
no formato normalizado que já concordámos ser útil:
título; rationale; formato; oradores; local; data; deliverables)]
Agradeço que completem este registo como os vossos apontamentos sobre esta reunião com toda a informação que eu possa ter, distraidamente, omitido.


3 comentários:
Acho boa ideia adiarmos a reunião para 2ª feira da próxima semana, mantendo a hora. O que é que acham?
Ah é verdade o resumo está muito fiel aos acontecimentos!
A acta parece-me factual.
Enviar um comentário