segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Proposta de resumo da reunião da PDIA de 9 de Outubro de 2007

Com a ajuda da projecção em tempo real do resumo dos tópicos já abordados nas reuniões anteriores, esta reunião teve como enfoque a sistematização do futuro ciclo de debates pdia e a distribuição de alguns grupos de trabalho efectivo com a expectativa que os encontros pdia se pragmatizem e concretizem mais e melhor.

A importância de estruturar melhor e mais detalhadamente as acções da pdia, nomeadamente o ciclo de debates, liga-se também a uma maior definição e esclarecimento de intenções para se poderem obter financiamentos futuros. Voltou ainda a discutir-se (e a adiar-se esta discussão) a questão da legalização ou formalização da pdia como e em que moldes.

ciclo de debates pdia:

discussões públicas para gerar maior massa crítica sobre as questões ambientais

& para a plataforma

Tendo esta “definição” em conta, vários tópicos foram analisados numa tentativa de esclarecer objectivos e conteúdos:

a) Economia Verde: as empresas e as “iniciativas verdes”

b) Legislação existente/inexistente vs. sua implementação

c) A responsabilidade do cidadão-consumidor

d) Papel do estado vs. papel do cidadão (moral vs. ética)

e) Comércio Justo

De todos estes assuntos surgiu mais um tópico que promete voltar a ser abordado:

Qual a possibilidade de se ser responsável enquanto consumidor?

Alinhavaram-se os 4 primeiros debates pdia e distribuíram-se algumas tarefas de investigação pelos participantes da reunião.

[mais pormenores nos apontamentos do Tiago]

Outras acções propostas durante a reunião:

Banda desenhada para ser distribuída nos supermercados e centros de comércio acerca dos comportamentos informados e responsáveis pela parte dos consumidores [Joana, Nuno e Catarina]

agenda pdia para a próxima reunião:

a próxima reunião ficou provisoriamente marcada para quinta feira, 25 de Outubro, às 19h00

[proponho a discussão dos seguintes tópicos:

1) Debates pdia, calendarização e distribuição de tarefas; financiamentos possíveis.

2) Novas propostas de acção.

3) Distribuição dos folhetos pdia “vota na bicicleta” para poder ser divulgada a pdia na acção da massa crítica do dia 26, dia seguinte à reunião.

(Cada equipa de trabalho deve reunir

e trazer resultados em proposta

no formato normalizado que já concordámos ser útil:

título; rationale; formato; oradores; local; data; deliverables)]

Agradeço que completem este registo como os vossos apontamentos sobre esta reunião com toda a informação que eu possa ter, distraidamente, omitido.

3 comentários:

José Silva disse...

Acho boa ideia adiarmos a reunião para 2ª feira da próxima semana, mantendo a hora. O que é que acham?

José Silva disse...

Ah é verdade o resumo está muito fiel aos acontecimentos!

PedroMSousa disse...

A acta parece-me factual.